Terceirização: como usar serviços de terceiros em algumas áreas da sua empresa podem dar uma guinada nos seus negócios

A terceirização é excelente opção para quem quer dar uma guinada no seu negócio, porque permite que o empreendedor tenha acesso a profissionais de qualidade, a preços cada vez mais acessíveis

Terceirização é o ato de transferir a responsabilidade de um processo ou função que geralmente a pessoa deveria fazer para uma outra pessoa.

Durante muito tempo a terceirização foi considerada uma espécie de tabu, visto que nas gerações anteriores a palavra de ordem era ser dono de todas as etapas do processo da sua companhia.

Atualmente o processo de terceirização tem se tornado uma tendência em todas as empresas do Brasil e do mundo. Discutiremos sobre algumas vantagens da terceirização e como ela pode ajudar a catapultar o seu negócio

  1. Com a terceirização, você pode focar no diferencial do seu negócio.

Imagine que você é dono de uma loja de doces. Quais são os seus diferenciais? Digamos que a resposta seja o maravilhoso sabor dos seus produtos e o incrível atendimento que você proporciona, tanto no local quanto online

Pensando em tudo isso, não seria melhor então que você pudesse focar apenas nessas áreas que são os maiores diferencias do seu negócio, e as outras áreas como contabilidade, transporte e manutenção, fossem feitas por outras pessoas?

Essa é uma das principais razões que levam um empreendedor competitivo a buscar a terceirização: ele pode simplesmente focar no que é importante para diferenciar a sua empresa.

Então, uma empresa que tem como maior diferencial gestão e processos, pode terceirizar a área de RH, por exemplo. Ou uma empresa com um excelente atendimento, pode usar outras pessoas para cuidar da manutenção.

O importante aqui é se perguntar? Qual a área do meu negócio que eu quero me diferenciar? Quais outras áreas que posso terceirizar para focar nessa?

  • Terceirizar é contar com profissionais qualificados também!

Vamos continuar com o exemplo da loja de doces. Através das perguntas que foram apresentadas no tópico anterior, a pessoa responsável por esse empreendimento chegou à conclusão que ela vai terceirizar a sua área de contabilidade.

Antigamente quem cuidava dessa área era ela, e a pessoa nunca fez nenhum tipo de faculdade, nenhuma especialização. Praticamente só cuidava dos problemas que apareciam, e das emergências

Com a terceirização, esse tipo de questão se acaba, porque ela pode contratar uma empresa de contabilidade especializada, ou seja, agora quem vai cuidar dessa área do negócio é uma pessoa especializada, com experiência e bagagem teórica.

Então não só tira essa responsabilidade das costas de empreendedor, como também a transfere para alguém que tem toda a capacidade para cuidar dessa área.

  • Redução de custos

Com o advento das startups, terceirizar uma área da sua empresa, algo que antigamente poderia ser um custo a mais, hoje pode justamente ser o contrário!

Hoje em dia você tem várias empresas das áreas de manutenção, serviços, contabilidade, gestão, etc. que, com o advento da tecnologia e pelo fato de atenderem uma quantidade muito grande de clientes, acaba por oferecer serviços de altíssima qualidade por preços muitos baixos.

Além disso, com a terceirização, existem algumas questões no que diz respeito a contratação que não são sua responsabilidade e sim da empresa.

Um exemplo muito prático disso é o que diz respeito a questões trabalhistas. Cuidar de questões muito burocráticas como essas demandam muito tempo, e são tantos detalhes que se passar pode acontecer mesmo que sem querer.

Há também a questão de economia no uso de espaço, já que boa parte das empresas terceirizadas ou trabalham no digital, ou tem seus próprios escritórios, não é necessário se preocupar com a alocação desse pessoal!

  • Empresas terceirizadas competem que com outras empresas, aumentando a competição

Quando você tem um empreendimento, você deseja sempre ter um diferencial competitivo em relação a sua concorrência, dessa forma a quantidade de negócios que você fecha aumenta, e a experiência que você proporciona para o seu cliente também, fazendo com que ele sempre volte para você.

Empresas que trabalham com terceirização fazem exatamente a mesma coisa. Uma empresa de qualidade busca sempre se atualizar e melhorar seus processos, atendimento, e tudo que puderem para se diferenciarem mais do mercado.

Dessa forma, há uma gama de empresas que trabalham na mais diversas, com diferenciais únicos. Até porque empresas que não se atualizam e não melhoram perdem espaço no mercado.

Até chegar o ponto que simplesmente desaparecem para empresas novas e mais capacitadas

Assim, o empreendedor pode ficar sossegado, pois essa competição garante que haverá opções diversas, e com certeza terá um negócio que irá suprir todas as suas necessidades.

E caso você contrate uma empresa, e por qualquer motivo você precise troca-la, a burocracia é muito menor, e as opções muito mais fáceis de serem encontradas, do que se essa área fosse inteiramente sua.

Conclusão

A terceirização é excelente opção para quem quer dar uma guinada no seu negócio, porque permite que o empreendedor tenha acesso a profissionais de qualidade, a preços cada vez mais acessíveis

Além disso, com a terceirização, a pessoa que é dona de um negócio pode focar no seu core business, ou seja, trabalhar somente as áreas que são o foco do seu negócio, e o que diferencia dos seus competidores.

Assim, não só as empresas se beneficiam, como também os consumidores, que terão empresas cada vez mais voltadas para o cliente, pois podem no que é mais importante.

Outros conteúdos que você pode se interessar

Brasil

contato@aevup.com

+55 11 99999-9999

Links úteis

©2022. Aevup. direitos reservados.

Blog

Artigos e notícias para o empreendedor

Seja um entregador

Dirija com a Aevup

+55 11 2829-6451

Fale conosco no WhatsApp

Escaneie com a câmera do seu celular: