Segurança de dados: como garantir que os dados que você recebe e trabalha estarão longe de problemas.

No mundo atual, o termo “segurança de dados” tem ganhado cada vez mais espaço. Todo dia nós compartilhamos e trabalhamos com dados, sejam nossos, sejam de terceiros, nós sempre estamos em contato com dados, sejam eles pessoais, de nossos hábitos na internet e até do que costumamos pesquisar e acessar mais.

Mas afinal, o que faz uma empresa ter uma “Política de segurança de dados” efetiva?

A resposta é simples, ela deve ter uma série de práticas e políticas internas que tenham como objetivo apenas permitir que as pessoas certas vejam os dados necessários, sem que eles sejam vistos e manipulados por outras pessoas.

Neste artigo, vamos trabalhar como um pequeno empresário, que provavelmente tem planilhas de gastos, contato dos clientes e fornecedores, pode garantir que esses dados não serão disponibilizados para quem não devia:

  1. Para garantir a segurança dos dados, trabalhe somente com o que precisa

Atualmente, vivemos na era da informação, ou melhor, do “excesso de informação”. Se nas gerações as pessoas tinham muita dificuldade para encontrar informação e conhecimento de qualidade, hoje tudo isso está na palma da mão, a alguns cliques de distância.

No entanto, isso pode acarretar em informação demais sem necessidade, fazendo com que a pessoa tenha que saber exatamente o que ela precisa. Com segurança de dados isso não é diferente; ter mais dados significa ter que lidar com mais responsabilidade, e ter que processar ainda mais informação.

Por conta de tudo isso, é muito importante que você faça uma lista de informações que são essenciais, importantes para o bom funcionamento do seu negócio, e aquelas informações que são somente acessórias, ou seja, só estão lá sem que sejam usadas de forma rotineira e sem grande importância para o andamento do seu empreendimento.

  • Softwares e driver atualizados, sempre!

Manter os seus programas e os drivers do seu computador atualizados são importantes não só para garantir o pleno funcionamento do seu equipamento, como também é essencial para uma boa política de segurança de dados!

Drivers e programas antigos são mais suscetíveis a serem invadidos, ou seja, se você não atualiza seus softwares e dados a medida que eles forem lançados, a chance da segurança dos seus dados serem comprometidas cresce bastante!

Ainda bem que, hoje em dia você pode encontrar vários programas que automaticamente rastreiam quais são os drivers e programas na sua máquina que estão desatualizados, e eles sozinhos resolvem isso para você.

 Pode ser uma excelente opção para que você possa cuidar das outras questões do negócio sem ter que se preocupar com isso

  • Tenha uma excelente política de senhas e acessos

Já reparou que, ao usar um aplicativo de um banco, as vezes é necessário informar 2, 3, até 4 senhas diferentes?

Isso acontece porque as senhas são como portas de acesso, que só permitem que entre quem tem esse código. Isso pode parecer simples e trivial, mas faz toda a diferença para uma política de segurança de dados eficiente.

Caso seja um empreendedor pequeno, que use o seu próprio computador, é interessante que a máquina tenha uma senha própria, e se for possível, os arquivos com dados também possuam esse método de segurança, para garantir que somente as pessoas certas terão acesso a esses dados.

Além do mais, compartilhe essa informação com o mínimo de pessoas possível, apenas as estratégicas, e as instrua a nunca compartilhar essa informação com ninguém.

Ás vezes pode parecer que um ataque aos nossos dados só pode vim de um ataque hacker, culpa do que vemos nos filmes, mas na realidade um dos maiores perigos são justamente pessoas que tenham acesso a esses dados de forma manual, e possam querer utilizá-los de má-fé. Cuidado!

  • Mantenha o antivírus sempre atualizado, e procure uma boa opção

Muitas pessoas, a resposta simples é uma boa resposta. Com segurança de dados não é diferente.

É primordial que você tenha sempre um antivírus instalado e atualizado no equipamento ou nos equipamentos que possuam dados de suma importância.

A verdade é que, de fato, muitos antivírus “gratuitos” que existem hoje em dia não protegem de nada, pelo contrário, eles são responsáveis por deixar nossos computadores e celulares mais lentos, com um desempenho inferior.

A recomendação aqui é: caso possa, procure um antivírus pago e de qualidade. Hoje em dia é possível achar excelentes opções no mercado, por um preço acessível e com pacotes para mais de um equipamento

Conclusão

Segurança de dados pode parecer um assunto muito chato, por causa do seu nome, mas ele é importantíssimo para garantir que os perigos que existem no mundo digital não causem grandes estragos

Imagine que você tem um cliente que compartilha com você informações como CPF, número de celular e endereço. Caso esses dados caiam em mãos erradas, imagine o estrago que poderia causar para aquela pessoa, e para a reputação do seu negócio.

Por isso, é muito importante estar sempre atualizado sobre as novidades nessa área, para garantir que esse tipo de dor de cabeça não afete a sua vida, e da sua empresa.

Outros conteúdos que você pode se interessar

Brasil

contato@aevup.com

+55 11 99999-9999

Links úteis

©2022. Aevup. direitos reservados.

Blog

Artigos e notícias para o empreendedor

Seja um entregador

Dirija com a Aevup

+55 11 2829-6451

Fale conosco no WhatsApp

Escaneie com a câmera do seu celular: