PIX: Como essa tecnologia mudou a forma de fazer negócios no Brasil

Quais são as maiores vantagem do pagamento via PIX e o mais importante, como ele mudou a forma de fazer negócio no Brasil?

Apesar de ter sido implementado a poucos anos, é muito difícil imaginar como era o Brasil antes do PIX. Essa tecnologia muito completamente a forma como as transações bancárias são feitas no Brasil.

Como era de se esperar, a tecnologia PIX também revolucionou a maneira de fazer negócios. O que antes era feito com Pagamentos TED e DOC, que custavam uma taxa e demoravam para chegar, até mesmo o boleto bancário, se tornaram praticamente obsoletos com essa nova ferramenta.

Afinal de contas, quais são as maiores vantagem do pagamento via PIX e o mais importante, como ele mudou a forma de fazer negócio no Brasil?

1-O pagamento PIX é muito simples de ser feito, e possui várias opções

Uma das maiores vantagens do pagamento via PIX foi o de que ele eliminou intermediários, o que barateou os custos desse tipo de transação.

Além disso, uma característica do PIX, que o deixa muito alinhado com o mundo atual, é a preocupação em ser um processo muito intuitivo e fácil de ser utilizado por um usuário.

O que isso significa? Imagine que você precisa pagar um boleto, hoje em dia ainda bem que podemos fazer isso pelo nosso celular, mas antigamente as pessoas tinham que ir ao banco para poder efetuar esses pagamentos, um processo muito desgastante e que demandava muito tempo.

Atualmente, ainda bem que não é mais assim, o PIX é uma ferramenta que basta o usuário abrir o seu celular, digitar as informações, informar o valor da transferência e acabou.

Isso quando a empresa já não aderiu ao QR code, aí fica muito mais fácil! Basta o consumidor aproximar a câmera do celular e efetuar o pagamento.

2- O pagamento por PIX praticamente acabou com o uso de cédulas

Uma das maiores revoluções que o uso do PIX proporcionou na rotina dos brasileiros foi praticamente a extinção do uso do papel-moeda, alguns motivos de citarmos aqui:

-Segurança: é muito mais seguro para um cidadão comum que passa o dia todo na rua não ter muito dinheiro em sua carteira.

 Com o advento do PIX, mesmo que roubem o seu celular, basta entrar em contato com as suas instituições financeiras e pronto, danos minimizados, muito menores se a pessoa tivesse muito dinheiro em espécie;

-Comodidade: Imagine ter que andar com um bocado de moedas e papel no seu bolso e na sua carteira? Quando há uma pressa, e a pessoa precisa abrir a carteira, catar tudo isso e ainda fazer a contagem para dar o valor correto? Isso quando ainda não precisa esperar o troco?

Pois bem, com o PIX, é muito mais cômodo tanto para o cliente, quanto para o próprio empresário. Desde grandes negócios como companhias de energia, até as barraquinhas de lanche que podem ser encontradas na rua, a maior parte delas recebe dos seus clientes majoritariamente via PIX, dada a facilidade e comodidade;

-Saúde pública: pode parecer que não, mas a COVID-19, mesmo que indiretamente, ajudou a acelerar ainda mais o uso via PIX.

Mexer com dinheiro vivo é algo essencialmente anti higiênico. Não se sabe exatamente quanto tempo uma nota está em circulação, que teve contato com ela, onde essas pessoas esteve, e o com o surto do COVID, atenção a esses detalhes foram redobrados

Além disso, muitas pessoas começaram a trabalhar de casa, a revolução do home office, que estava programada para começar a ser maioria em 5, 10 anos, foi completamente adiantada por causa do Isolamento Social.

Por causa disso, pagamentos via PIX se tornaram a melhor opção para quem não podia sair e casa, mas precisa efetuar pagamentos.

3- Pagamentos via PIX podem ser feitos a qualquer hora do dia e de maneira instantânea

Antigamente, pagamentos via TED ou DOC, a depender do horário que eram efetuados, não eram feitos no mesmo dia. Boleto, como discutimos, tinham que ser levados em algum banco ou casa lotérica para serem pagos.

Isso quando você não precisava esperar o boleto compensar para que um pedido seu pudesse começar a ser preparado…

Com o PIX, esse problema foi completamente solucionado. Pagamentos via PIX podem ser feitos em qualquer hora do dia, em qualquer local com a internet, e eles caem de maneira instantânea na conta da pessoa transferida, fazendo jus ao seu título de “Sistemas de pagamentos instantâneos”

Imagine poder transferir na mesma hora seu dinheiro para qualquer pessoa ou empresa, com taxas ainda menores? Já da pra notar que isso é uma baita vantagem competitiva.

Conclusão

A tecnologia PIX foi um ponto de inflexão tão grande na maneira de fazer negócios que podemos simplesmente separar as formas de pagamento no Brasil como antes do PIX e depois do PIX

A tecnologia existe para transformar a vida das pessoas, muitas vezes para melhor. Você poder pagar de forma simples, com segurança e ainda por cima a qualquer hora, com pouca ou nenhuma taxa?

O PIX veio para ficar, e o que no início era uma vantagem competitiva atualmente se tornou uma condição essencial para um negócio ser relevante.

Outros conteúdos que você pode se interessar

Brasil

contato@aevup.com

+55 11 99999-9999

Links úteis

©2022. Aevup. direitos reservados.

Blog

Artigos e notícias para o empreendedor

Seja um entregador

Dirija com a Aevup

+55 11 2829-6451

Fale conosco no WhatsApp

Escaneie com a câmera do seu celular: